Quantcast
Channel: CarlosHPS Blog » Freelancer
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

O que perguntar ao cliente?

0
0

O que perguntar ao cliente?

O que perguntar ao cliente - briefing

Olha, o tema a ser abordado é de suma importância para qualquer profissional de qualquer área ou ramo de atividade

“decifrar o que o cliente quer”.

Entender a necessidade do cliente, suas perspectivas e anseios não é tarefa fácil, principalmente para iniciantes. Eu apanhei muito até chegar onde estou (e olha que de vez em quando ainda levo umas “porradas” violentas), em ter segurança e firmeza no que estou falando e captando do cliente.

Portanto, escreverei aqui, 8 perguntas básicas com o que perguntar ao cliente no momento inicial da abordagem do profissional de web. Ressalto que não é regra, mas somente uma sequência que utilizo para otimizar o tempo e sair com o mínimo de dados suficientes para elaborar uma proposta.

1º – Quem é você? O que sua empresa faz?

Parece básico, não acham? Mas não é?

É desta pergunta inicial que começa todo o processo “mental e criativo” de um webdesigner. Conhecendo o “terreno” onde estamos pisando, fará com quê nossos pensamentos nos digam até onde devemos ir, como, por quê e para quê…

Por exemplo: você foi chamado para desenvolver um projetinho de uma agência de viagens, se você nunca entrou em uma, não confie apenas no que o futuro contratante disse ao telefone ou pelo email.

Vá a uma agência, sente-se em suas cadeiras, converse com as atendentes, pegue folders, panfletos… sinta o ar-condicionado, entre no banheiro… CONHEÇA SEU TERRENO. Só assim, vivenciando o que o cliente é, e faz, teremos como satisfazer suas necessidades.

2º – O que você quer?

Pessoal, neste momento devemos fazer como os psicólogos, médicos e até mesmo como os padres fazem: “meu filho, conte seus pecados”. Ou seja, deixemos nosso cliente falar. Não o interrompa, mesmo que ele fale alguma asneira, ou mencione algum recurso que você não tenha competência técnica para fazê-lo.

Aspire à necessidade do cliente. Depois do “desabafo”, aí você pode fazer suas devidas observações.

3º – Quando deve estar pronto?

Ixi, essa é dose. Geralmente (quase sempre, ), nossos contratantes sempre pedem que o site esteja pronto amanhã. Mas não devemos culpá-los pela falta de conhecimento. Uma boa parte deles imagina que já está tudo pronto, “mastigadinho”… que é só dar alguns cliques e… TCHARAMMMMM!!! Mágica! Sai tudo perfeito, como receita de bolo.

Muita calma nesta hora. Cabe a nós, esclarecermos, com muita paciência, linguagem clara e objetiva, como funciona todo o processo. E digo com sinceridade, se você falar que em uma semana o site está pronto… rapaz, seu nariz vai crescer. Coloque a frase “imprevistos acontecem”.

Eu, particularmente, por mais simples que seja, um site não sai em menos de 1 mês. Mas isso depende de cada um. Faço uma continha bem simples: se eu sei que uma página demora 1 dia pra ficar pronta, multiplico por 3 e digo que em 3 dias fica ok, entenderam?

4º – Quanto você investe em Marketing/Propaganda e Publicidade?

Aqui vai uma dica importantíssima. A desvalorização do nosso trabalho fica estampada quando o cliente diz: “olha, só tenho R$ 100,00 para gastar com um site”. Geeeeeeente do céu! Dá vontade de esganar um “cabra” desses, não acham?! Mas relaxem, é assim mesmo.

Antes de falarmos de preço, devemos tentar saber quanto ele investe mensalmente, na divulgação da sua marca, produto, serviço ou empresa. Desta forma, teremos uma leve noção do que o “moço” ta disposto a pagar pelos nossos serviços e até mesmo se ele sabe qual a função de um site.

Também podemos ser mais diretos e perguntar “na lata” quanto ele está disposto a investir para ter seu site no ar. Recomendo que leiam sobre webmarketing.

5º – Quais as mídias impressas e/ou digitais você possui?

A pior coisa do mundo é trabalhar em um projeto no qual as informações são muito vagas, as fotos não existem, logotipos desapareceram…

Pessoal, sem conteúdo, praticamente, não dá pra trabalhar. Pergunte se a empresa tem um manual de identidade visual, se ela possui, em arquivo, fotos recentes do empreendimento; se há descrição de todos os serviços/produtos, se existem missão, visão, etc.

Não havendo nada disso, deveremos incluir estes itens na hora da elaboração da proposta, e, caso não tenhamos requisitos suficientes para executá-los, mencionar uma terceirização do serviço é muito importante.

6º – Quem será meu contato na empresa?

Re-fe-rên-ci-a!

O 1º dia de aula em uma nova escola, universidade é um pouco chato, né?! Você é “novo” na área e ainda não possui referências para lhe dar segurança; alguém a quem você possa recorrer para tirar dúvidas ou dar informações.

Esta FALTA DE REFERÊNCIA não pode ocorrer na nossa “missão” profissional. Uma coisa é encontrarmos o dono quando a empresa fica numa lojinha no shopping. Outra é acharmos quem nos ajude a achar aquele álbum de fotos que era pra estar no 3º andar, só que ao chegarmos ao 10º, descobrimos que a informação estava no térreo.

Peça, no momento da reunião, que as pessoas envolvidas no projeto, participem no processo. Assim, caso o “chefe” não esteja, iremos em cima dos “índios”.

7º – Qual a melhor forma de pagamento para você?

É isso aí! Como se fosse uma pergunta normal, devemos ser seguros nesse momento: “Senhor fulano, qual a melhor forma de pagamento pro senhor – cheque, boleto, depósito em conta ou dinheiro?”.

Obviamente, de cara ele retrucará: “Oxente! Nem sei quanto você irá me cobrar?”
E é neste momento que, com sutileza e objetividade, esclarecemos que a pergunta foi feita afim de mencionar numa proposta escrita que será entregue logo em seguida.

8º – Quando começo OFICIALMENTE?

Olha, eu só começo a pensar com todas as minhas forças no site do cliente, a partir do momento que a proposta foi aprovada e assinada pelo mesmo. Essa história de já ir fazendo rascunho, pesquisas, e etc. pode significar que após duas semanas mal dormidas o ex-cliente diga que não vai ficar com meu serviço.

Portanto, só inicie depois da assinatura do “homi” ou da “muié”.

Bem, pessoal, espero ter ajudado um pouco nesta questão e que vocês saibam, pelo menos uma noção, do que perguntar ao cliente.

Um abraço e até a próxima.

CarlosHPS Webdesigner 8) 

O post O que perguntar ao cliente? apareceu primeiro em CarlosHPS Blog.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images





Latest Images